Family Care Atenção Global Ao Idoso

A atenção domiciliar tem como seus objetivos promover, manter e restabelecer a saúde, otimizando o nível de independência dos pacientes e minimizando os efeitos debilitantes das condições e doenças existentes. O grande benefício é a possibilidade deste cuidado acontecer no próprio ambiente do paciente: sua própria casa. Com o aumento da expectativa de vida e da percentagem de idosos na população, a atenção domiciliar tem-se mostrado uma eficaz opção no cuidado e gerenciamento dos indivíduos mais velhos em um ambiente extra-hospitalar.

Considerando esse atual perfil etário da população, com tendência a longevidade e a composição de núcleos familiares cada vez mais reduzidos, em um futuro bem próximo, os idosos não poderão contar com o suporte familiar para cuidados continuados nas fases de maior fragilidade e dependência. Esse processo crescente de envelhecimento da população brasileira torna cada vez mais desafiador e complexo o cuidado com a saúde, assim como o tratamento e a prevenção de doenças e condições associadas que podem comprometer a qualidade de vida.
A permanência do idoso em seu domicílio e a interação familiar são vitais para seu bem estar.

A permanência do idoso em seu domicílio e a interação familiar são vitais para seu bem estar. Para planejar, organizer e executar um antendimento adequado, uma das ferramentas que podemos utilizar é a Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) ou Avaliação Global ao Idoso (AGI). Trata-se de um processo diagnostic multidimensional e interdisciplinar em que são avaliadas as dependências ou habilidades do ponto de vista médico, psicológico e funcional a fim de desenvolver um plano coordenado e integrado de tratamento e seguimento de longo prazo.

A AGA enfatiza a qualidade de vida, o estado funcional e o prognóstico, adicionalmente à propedêutica rotineiramente realizada, resultado que implica em avaliação médica de maior profundidade e amplitude. São marcas da AGA o emprego de equipes interdisciplinares e o uso de instrumentos padronizados para avaliar aspectos funcionais, a presença ou não de condições adversas e o apoio social existente.

A história e exame físico tradicionais não são suficientes para um levantamento das diversas funções necessárias à vida diária do indivíduo idoso. Convém, porém, ressaltar que a AGA detecta as deficiências, incapacidades e desvantagens, mas é imprecisa para diagnosticar o dano ou lesão responsável por elas quando realizada isolada do exame clínico tradicional.

Este modelo de Atenção Global ao Idoso tem sido realizado em diferentes contextos institucionais e da comunidade. Pode ser utilizado em unidades geriátricas hospitalares, em nível ambulatorial, instituições de longa permanência e, como no nosso caso, na própria residência do paciente. Esta estratégia pode ser compreendida considerando-se que a medicina geriátrica reconhece idosos frágeis e com incapacidades como aqueles sob maior risco para resultados adversos e, portanto, mais susceptíveis de se beneficiarem deste cuidado amplo e especializado. Reforça-se ainda que um dos preceitos da geriatria é da necessidade de se transferir a ênfase dos programas de saúde destinados ao idoso, sejam privados ou governamentais, do objetivo da cura e da sobrevivência para o da melhora ou da manutenção do estado funcional.

Diante deste cenário e dos preceitos acima descritos, o Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein (Home Care Einstein), com a expertise de oferta de serviços próprios, criou o Family Care. Trata-se de uma proposta inovadora, abrangente, integrada e personalizada de atenção à saúde de idoso, com foco na segurança do paciente e na qualidade e humanização do atendimento. Estruturado em 2009, o Family Care conta com módulos customizados de produtos voltados a idosos independentes e ativos, assim como para aqueles total ou parcialmente dependentes. Abrange ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e oferta continuada de cuidados especializados de acordo com o grau de necessidade do paciente.

Utilizando-se de equipe multiprofissional e interdisciplinary especilizada e em constante aprimoramento, o Serviço contempla atividades domiciliares personalizadas, como Entrevista Inicial, elaboração do Plano de Atenção Continuado, Gerenciamento de Doenças Crônicas, Ações Educativas e de Lazer, Oficinas de Orientação e Preparo para o Autocuidado, Programas Multiprofissionais de Reabilitação, Coletas Laboratoriais no Domicílio, Serviço de Acompanhante, Esquemas de Imunização, entre outros, além de Visitas Domiciliares de equipe médica e de supervisão de enfermagem e da possibilidade de Internação Domiciliar de 12 ou 24 horas/dia.

Dr. José Campos Filho – CRM 90606
Especialista em Geriatria pela SBGG
Médico Home Care Einstein
Hospital Israelita Albert Einstein.

Dra. Karol Bezerra Thé – CRM 109161
Especialista em Geriatria pela SBGG
Médica Home Care Einstein
Hospital Israelita Albert Einstein.